quarta-feira, 16 de abril de 2008

Stephen Glass : A verdade sobre um mentiroso.


Nos anos 90, um caso de irresponsabilidade no jornalismo ficou famoso no mundo todo.
Stephen Glass, um jovem jornalista, torna-se um dos nomes mais solicitados para diversas revistas e jornais como a “George” e a “New Replubic” , entre outras.
O único problema de Glass era a verdade.Pelo menos quarenta de seus artigos eram parcialmente ou
totalmente inventados.
A história, que se tornou filme, retrata um pouco dos bastidores do jornalismo, mostrando a relação nem sempre boa entre editores e repórteres e a crescente superficialidade dos conteúdos.



Carta de Demissão

"Brasília, 11 de abril de 2008

Senhor Machado.

Aqui está minha carta de demissão, e principalmente de agradecimentos.Agradecimentos pela chance, pelo meu primeiro emprego, por confiar em mim e pelos puxões de orelha, que só me fizeram crescer.
Estou saindo da CONTÉM com a sensação de ter feito minha parte.E essa experiência me ajudou a ter maturidade e a dobrar a minha responsabilidade.
O motivo para a minha saída é simples.Faço jornalismo, e eu estou determinada a começar a trabalhar logo na minha área.



Foi um prazer trabalhar com o senhor.

Um grande abraço e um beijo enorme na dona Silvia.
Amanda Johnston"


OUSAR.


TUDO em nome de uma unica paixão.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Dilemas: ética e responsabilidade no jornalismo



Na nossa futura profissão de jornalistas, vamos nos deparar com inúmeras situações de difícil saída. Algumas reportagens talvez, não vão ser concedidas se nos identificarmos como tais.As questões são: mentir e subornar fontes para obter informações que são do interesse público é certo?um jornalista deve publicar uma reportagem que possa prejudicar alguém?A minha resposta para as duas perguntas é a mesma.Sim, desde que haja cautela e certeza de que a noticia é verdadeira e importante para as pessoas. Todos têm o direito de saber a verdade e é esse o papel da nossa profissão.